domingo, 21 de agosto de 2011

Abertura festiva dos 47 anos da Federação

TAMBOR DE EXÚ MARCA A ABERTURA DOS 47 ANOS DA FEUCABEP
domingo, 21/08/2011 – 22h28
por Marcel Franco

 Rito solene no Salão de festa da FEUCABEP no dia 20/08/2011 (Foto: Marcel Franco)  

A Federação Espírita, Umbandista e dos Cultos Afro-Brasileiros do Pará, FEUCABEP, realizou neste último sábado (dia 30/08) um Tambor de Exú, presidido pelo Pai Daniel Jeferson Rodrigues, vice-presidente da entidade, iniciando, assim, a programação cultural-religiosa em homenagem ao Jubileu de Jaspe da Federação (47 anos), que foi fundada no dia 26 de agosto de 1964.

O tambor teve início às 18h00 e contou a participação de religiosos dos cultos afro-brasileiros, além de expectantes convidados. Apesar da incessante chuva no fim da tarde, o ritual fluiu conforme era previsto. Deu-se, primeiramente, a chamada de caboclos e, por volta das 20h00, ocorreu a “virada para Exú”.

A solenidade contou com a presença dos alunos da Universidade do Estado do Pará, dos quais se destacam os graduandos do Curso de Licenciatura Plena em Ciências da Religião e o mestrando e representante discente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião, Prof. Marcel Franco.

Prof. João Simões e a Cabocla Jarina, incorporada no Pai 
Benjamin (Foto: Marcel Franco)

Outra figuras ilustres compareceram para prestigiar o Tambor, como a Prof.ª Msc. Anaíza Vergolino-Henry, docente da UFPA e sócia benemérita da FEUCABEP, e o Prof. Msc. João Simões Cardoso Filho, professor adjunto da UFPA e doutorando em Ciências Sociais – Antropologia, pela referida IES.

Prof.ª Anaíza Vergolino,  Prof. João  Simões,  Cabocla Jarina (incorporada no Pai Benjamin) e Cabocla Mariana. (Foto: Marcel Franco)


Um comentário:

  1. ae pai bejamim com a dona jarina esta linda muito linda ass: a neta da mae bebé a verena

    ResponderExcluir