sexta-feira, 15 de julho de 2011

Aluno do programa ministra palestra aos graduandos em C. da Religião do PAFOR

MESTRANDO DO PPGCR-UEPA CONFERE SOBRE PALESTRA SOBRE EXPERIÊNCIA RELIGIOSA AOS ALUNOS DE CIÊNCIAS DA RELIGIÃO DO PAFOR
sexta-feira, 15/07/2011 – 14h00

No dia 14 (quinta-feira), foi realizada uma palestra sobre experiência religiosa para os alunos de Ciências da Religião, do Plano Nacional de Formação Docente – PAFOR. O evento ocorreu na sala 01, do bloco 04, da Universidade do Estado do Pará – UEPA/ Campus I.

 A palestra esteve sob a mediação do professor da disciplina “Ética e Tradições Religiosas, o Prof. Dr. Douglas da Conceição e teve como palestrante o Prof. Marcel Franco, mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da UEPA (PPGCR/UEPA).

“De católico a candomblecista: relatos experienciais de um religioso” foi a temática da palestra de Marcel Franco, o qual apresentou um relato acadêmico-subjetivo das experiências que teve com as religiões (cristianismo, afro-brasileiras), apontando os valores éticos religiosos que vivenciou durante sua trajetória de vida.

RESUMO DA ATIVIDADE

DE CATÓLICO A CANDOMBLECISTA: RELATOS EXPERIENCIAIS DE UM RELIGIOSO
Marcel Franco da Silva
Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião
Universidade do Estado do Pará

Apresentação

O presente trabalho visa demonstrar a saga de um pesquisador em busca da justificação da sua vida e das suas práticas cotidianas por meio da realidade transcendente.
Serão apontadas as “experiências com novos preceitos, os quais se diferenciavam daqueles aprendidos” durante a formação católica do pesquisador no final do século XX.
Esse relato experiencial mostrará o trânsito do pesquisador pelas religiões cristãs até as de matriz africana em busca do “sagrado imanente” e da reelaboração dos seus valores religiosos no início do século XXI. Algumas questões éticas vivenciadas no contexto das religiões de matriz africanas da Amazônia

Algumas questões éticas vivenciadas no contexto das religiões de matriz africanas da Amazônia
  • Valores éticos e morais das religiões de matriz africana na Amazônia: normas comuns na Mina-Nagô e no Candomblé de Angola;
  • O tabu alimentar do caranguejo na Mina-Nagô: uma educação da morte, com a morte e para a morte. (HENRY, 1978);
  • A feitura do “santo”: período de confinamento dos médiuns no terreiro;
  • A hierarquia nos terreiros versus a hierarquia estabelecida na sociedade laica;
  • As comidas do santo: obrigações que produzem dádivas: relação de trocas entre o profano e o sagrado: teoria de Marcel Mauss (1974);
Algumas considerações

O trânsito de uma religião para outra, por mais semelhantes que elas se pareçam, é sempre conflituoso e, por vezes, isso demora muito para estabelecer-se de forma harmônica.
(...)
A partir dos conceitos sobre polifonia do meu “pai” Bakhtin (2006), passei a entender que eu estava inscrito num conjunto de culturas, ou seja, notei que as ideias de junção, fusão e mistura (FERRETTI, 1995) são sentidos mais comuns observáveis no contexto sincrético das religiões em Belém do Pará.
(...)
Acredito que os sentidos da minha pertença religiosa não estão somente no espaço interno dela, mas nos espaços das outras religiões coexistem com ela.
(...)

Bibliografia

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

FERRETTI, Sérgio. Repensando o sincretismo: estudo sobre a Casa das Minas. São Paulo: EDUSP/FAPEMA, 1995.

HENRY, Anaíza Vergolino. A Semana Santa nos Terreiros: um estudo do sincretismo religioso em Belém do Pará. In: Revista “Religião e Sociedade”, 14/3, 1987.

MAUSS, Marcel. Ensaio sobre a Dádiva. São Paulo: EPU, 1974.

2 comentários:

  1. Parabéns professor Marcel Franco. Eu me sinto muito honrado de ser seu companheiro de jornada nesse mestrado, para todos nós tão caro. Que todoas as boas influencias e os bons fluidos estejam sempre presentes em seus caminhos, na tua vida. Parabéns !!!!!

    ResponderExcluir
  2. Ah, querido colega, eu agradeço por suas palavras e pelo seu carinho tão constante, mas digo que honra é ser seu companheiro aí na jornada do mestrado e divido com você as compensações e sucessos da minha pesquisa. Abraços, Ronaldo!

    ResponderExcluir