sexta-feira, 15 de julho de 2011

Aluno do programa ministra palestra aos graduandos em C. da Religião do PAFOR

MESTRANDO DO PPGCR-UEPA CONFERE SOBRE PALESTRA SOBRE EXPERIÊNCIA RELIGIOSA AOS ALUNOS DE CIÊNCIAS DA RELIGIÃO DO PAFOR
sexta-feira, 15/07/2011 – 14h00

No dia 14 (quinta-feira), foi realizada uma palestra sobre experiência religiosa para os alunos de Ciências da Religião, do Plano Nacional de Formação Docente – PAFOR. O evento ocorreu na sala 01, do bloco 04, da Universidade do Estado do Pará – UEPA/ Campus I.

 A palestra esteve sob a mediação do professor da disciplina “Ética e Tradições Religiosas, o Prof. Dr. Douglas da Conceição e teve como palestrante o Prof. Marcel Franco, mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da UEPA (PPGCR/UEPA).

“De católico a candomblecista: relatos experienciais de um religioso” foi a temática da palestra de Marcel Franco, o qual apresentou um relato acadêmico-subjetivo das experiências que teve com as religiões (cristianismo, afro-brasileiras), apontando os valores éticos religiosos que vivenciou durante sua trajetória de vida.

RESUMO DA ATIVIDADE

DE CATÓLICO A CANDOMBLECISTA: RELATOS EXPERIENCIAIS DE UM RELIGIOSO
Marcel Franco da Silva
Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião
Universidade do Estado do Pará

Apresentação

O presente trabalho visa demonstrar a saga de um pesquisador em busca da justificação da sua vida e das suas práticas cotidianas por meio da realidade transcendente.
Serão apontadas as “experiências com novos preceitos, os quais se diferenciavam daqueles aprendidos” durante a formação católica do pesquisador no final do século XX.
Esse relato experiencial mostrará o trânsito do pesquisador pelas religiões cristãs até as de matriz africana em busca do “sagrado imanente” e da reelaboração dos seus valores religiosos no início do século XXI. Algumas questões éticas vivenciadas no contexto das religiões de matriz africanas da Amazônia

Algumas questões éticas vivenciadas no contexto das religiões de matriz africanas da Amazônia
  • Valores éticos e morais das religiões de matriz africana na Amazônia: normas comuns na Mina-Nagô e no Candomblé de Angola;
  • O tabu alimentar do caranguejo na Mina-Nagô: uma educação da morte, com a morte e para a morte. (HENRY, 1978);
  • A feitura do “santo”: período de confinamento dos médiuns no terreiro;
  • A hierarquia nos terreiros versus a hierarquia estabelecida na sociedade laica;
  • As comidas do santo: obrigações que produzem dádivas: relação de trocas entre o profano e o sagrado: teoria de Marcel Mauss (1974);
Algumas considerações

O trânsito de uma religião para outra, por mais semelhantes que elas se pareçam, é sempre conflituoso e, por vezes, isso demora muito para estabelecer-se de forma harmônica.
(...)
A partir dos conceitos sobre polifonia do meu “pai” Bakhtin (2006), passei a entender que eu estava inscrito num conjunto de culturas, ou seja, notei que as ideias de junção, fusão e mistura (FERRETTI, 1995) são sentidos mais comuns observáveis no contexto sincrético das religiões em Belém do Pará.
(...)
Acredito que os sentidos da minha pertença religiosa não estão somente no espaço interno dela, mas nos espaços das outras religiões coexistem com ela.
(...)

Bibliografia

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

FERRETTI, Sérgio. Repensando o sincretismo: estudo sobre a Casa das Minas. São Paulo: EDUSP/FAPEMA, 1995.

HENRY, Anaíza Vergolino. A Semana Santa nos Terreiros: um estudo do sincretismo religioso em Belém do Pará. In: Revista “Religião e Sociedade”, 14/3, 1987.

MAUSS, Marcel. Ensaio sobre a Dádiva. São Paulo: EPU, 1974.

domingo, 10 de julho de 2011

Site do PPGCR-UEPA

LANÇAMENTO DO SITE DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO – UEPA


No final do primeiro semestre acadêmico de 2011, o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião tornou público o seu espaço virtual, disponibilizando a comunidade universitária uma importante ferramenta para os estudos sobre religião.

Dentre as descrições do site do PPGCR-UEPA, destaque-se o Mestrado em Ciências da Religião (lançado no primeiro semestre deste ano), o qual é apresentado no conjunto de informações deste domínio virtual, assim como o periódico, a linha de pesquisa, o professorado, o alunado, os grupos de pesquisa, a coordenadoria e o regimento do programa.

O site do PPGCR-UEPA está disponível no link http://www.uepa.br/paginas/ppgreligiao/, visando “promover diálogos com a sociedade sobre temas relacionados ao fenômeno religioso, levando em conta especialmente o papel fundamental da religião na constituição cultural e social da Região Norte e, mais especificamente, do contexto paraense e de seu entorno” (Cf. Regimento do PPGCR-UEPA, 2011).

Revista do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião - UEPA


APRESENTAÇÃO


A revista Observatório da Religião é um periódico coordenado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da Universidade do Estado do Pará (PPGCR-UEPA) que visa fortalecer a pesquisa e os altos estudos sobre religião. Circulando desde 2011, este órgão de publicação tem por objetivo divulgar artigos científicos, entrevistas e resenhas sobre a religião num panorama científico interdisciplinar.

CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS

A revista OBSERVATÓRIO DA RELIGIÃO, organizada pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião (Universidade do Estado do Pará), torna pública a chamada de artigos para o dossiê temático DIÁLOGOS CIENTÍFICOS NOS ESTUDOS DA RELIGIÃO. A publicação virtual é prevista para a edição Ano 01, Vol. 01, n. 1, Ago.-Dez. de 2011.

Serão aceitos artigos escritos em português, francês, alemão, inglês ou espanhol, que estejam em conformidade com as normas da revista (http://paginas.uepa.br/seer/index.php/Religiao/about) e que digam respeito ao tema proposto pelos organizadores, assim formulado:

Este dossiê reunirá estudos científicos sobre religião e que contemplem as diferentes possibilidades de práticas e diálogos disciplinares na construção da pesquisa.  O enfoque privilegiado tem sido objeto de reflexão e discussão em Grupos de Trabalho organizados nas reuniões das diversas associações de área tais como a ANPTECRE (Associação dos Programas de Pós-Graduação em Teologia e Ciências da Religião), ABA (Associação Brasileira de Antropologia), ANPOCS (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais), ANPUH (Associação Nacional de Pós-Graduação em História), ANPOF (Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia), etc.

O envio das contribuições devem seguir um procedimento de cadastro do autor na página eletrônica da revista (http://paginas.uepa.br/seer/index.php/Religiao/user/register). Caso aconteça alguma dificuldade, o candidato à publicação pode contatar um dos três organizadores por email: manoelribeiromoraesjr@gmail.com. Prazo para o envio: 31 de Setembro de 2011.

Além dos artigos para o dossiê, a revista OBSERVATÓRIO DA RELIGIÃO também recebe, em fluxo contínuo, outras contribuições na forma de artigos livres, resenhas de livros, traduções e entrevistas que envolvam pertinentemente o tema de pesquisa em enfoque.

CONSELHO EDITORIAL DA REVISTA

Prof. Dr. Manoel Moraes
Prof.a Dr.a Taissa Tavernard
Prof.a Dr.a Daniela Cordovil