terça-feira, 20 de setembro de 2011

ELE ESTEVE NO MEIO DE NÓS

UMA SEMANA INESQUECÍVEL COM ANTONIO CARLOS MAGALHÃES
quarta-feira, 21/09/2011 – 00h19
por Marcel Franco

O Prof. Dr. Antonio Carlos de Melo Magalhães, docente do Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade, da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, ministrou para os mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião, da Universidade do Estado do Pará, a disciplina de “Teorias e Métodos dos Estudos da Religião”, no período de 12 a 15 de setembro de 2011, nos turnos da manhã e da tarde.

Durante as sessões, Prof. Antônio propiciou aos alunos do mestrado valiosas contribuições para os estudos da religião em vários contextos culturais e ressaltou a importância da pesquisa do fenômeno religioso na Amazônia como algo capaz de renovar/inovar as Ciências da Religião no panorama mundial.

Prof. Antonio revelou importantes mecanismos de construção e observação do objeto de pesquisa nas Ciências da Religião, revolucionando, profundamente, os olhares dos discentes em torno das religiões, porque elas “carregam dentro de si um grande potencial crítico de suas práticas, experiências e vivências” (MAGALHÃES, 2011).

Ao término da disciplina, no dia 15, os mestrados ofereceram um café-da-manhã ao Prof. Antonio, para agradecer a sua ilustre presença e o desenvolvimento das suas aulas no PPGCR, que mais pareciam aulas magnas. Durante o café-da-manhã, Prof. Antonio revelou que estavam comemorando o seu aniversário, causando uma enorme surpresa no alunado.

Confira os registros desse encontro memorável